Quase dois anos após sofrer um acidente na BR-230, próximo a Campina
Grande, o humorista Shaolin conseguiu se comunicar pela primeira vez,
utilizando um computador que forma respostas a partir da leitura do
olhar de quem o utiliza.
O aparelho, fabricado na Suécia, foi trazido pela apresentadora da TV Record, Ana Hickmann, que visitou o humorista na semana passada.
Durante a visita da apresentadora foi produzida uma reportagem, exibida em seu programa na tarde desta segunda-feira (10).
Na reportagem foi mostrado o aparelho sendo testado por Shaolin, com auxílio de um profissional especializado.
Nas imagens, sem que seja mostrado seu rosto, o humorista aparece deitado, movimentando apenas os olhos.
Shaolin respondeu a três perguntas com sim ou não. Para isso, ele precisou fixar o olhar em uma das duas respostas, escritas na tela com letras grande e cores diferentes.
Como o uso do aparelho requer muito esforço por parte do paciente, o uso da máquina está ocorrendo aos poucos para que ele não se canse.
Segundo a esposa de Shaolin, Laudicéia Veloso, o humorista tem tido avanços, mas ainda está sendo treinado para utilizar o computador.
Ela disse estar confiante de que a comunicação se tornará melhor ao longo do tempo, sendo esta uma forma concreta de saber o que ele está sentindo.
Sobre o estado de saúde de Shaolin, Laudicéia explicou que ele está bem fisicamente, sendo seu problema de ordem neurológica.
Segundo a equipe médica que cuida dele, o humorista movimenta os olhos e quando provocado responde a alguns estímulos.
A apresentadora Ana Hickmann apresentou o filho dele, Lucas, que como o pai, faz imitações de personalidades públicas, sempre bem humoradas.
Os irmãos do Shaolin, Josevaldo e Joverlaine Veloso, cantores de música sertaneja, também participaram da reportagem, sendo apresentados por Ana, que enfatizou a veia artística da família.
Desde que sofreu o acidente, em janeiro de 2011, Shaolin permanece em coma. Após receber alta do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o humorista foi trazido para sua casa em Campina Grande, onde é acompanhado 24 horas por uma equipe de médicos, psicólogos e fisioterapeutas.
Paraíba Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário