O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB-PB) apresentou nesta quinta-feira (29/11) suas emendas a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013. Do total apresentado, R$ 9,5 milhões serão destinados a obras de combate a seca na Paraíba. Clique AQUI e Curta o Araruna Online no Facebook
Os recursos foram alocados no Ministério da Integração Nacional e serão utilizados na construção de poços artesianos e barragens e na recuperação de dezesseis grandes barragens no estado.
Segundo Benjamin, a seca tem castigado os paraibanos todos os anos, fazendo com que a população conviva com a escassez de água. Na avaliação do parlamentar, medidas como o fornecimento de água através de carros pipa são apenas paliativas, pois não asseguram a regularidade no abastecimento, bem como a qualidade da água fornecida à população.
Em 2012 a seca provocou a decretação de estado de emergência em 170 municípios da Paraíba, atingindo 2,6 milhões de paraibanos. Segundo o parlamentar, como a quantidade de chuva não é suficiente é preciso assegurar outros meios de garantir o abastecimento de água, assim os poços artesianos e as barragens se tornam formas eficazes e econômicas de atender as populações que habitam as regiões frequentemente afetadas pelas secas prolongadas.
150 poços
O projeto para construção de outros 150 poços já está sendo executado na Paraíba pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Os recursos, no valor de R$ 3 milhões, foram garantidos através de emenda parlamentar de Benjamin ao Orçamento 2012.
Redação do ArarunaOnline com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário