Wellington Rafael

Memórias de Araruna: Recordando Manuel Paulino 

Manuel Teixeira Martins (Mané Paulino)
Araruna é terra de muitas figuras que se destacaram nas mais variadas escalas da sociedade, sejam acadêmicos, juristas, políticos, poetas e outros segmentos. Algumas destas personalidades deixaram marcas profundas, que constituíram lições de vida, ensinamentos que ficam como maior obra de suas passagens. 

Uma destas figuras, certamente lembrada por muitos ararunenses, mesmo embora já tenha partido e deixado saudosas lembranças, foi o senhor Manuel Martins Teixeira, conhecido como Manuel (ou Mané) Paulino.

Manuel Paulino foi agricultor, barbeiro, delegado de Araruna, comercial (década de 1960 ramos de combustíveis), além de ter sido por 6 vezes vereador do município de Araruna, foi fiscal municipal na gestão do prefeitoBenjamim Maranhão (Seu Beja), e vice-prefeito, tendo sido eleito para este cargo em 1988, ao lado da  prefeita Wilma Maranhão em seu segundo mandato.


Nascido em Araruna - PB, aos 20 de janeiro de 1922 era filho de Dona Joana Gertrudese do Senhor Apolinário Martins Teixeira. A explicação de seu apelido "Manuel Paulino" vem do nome do pai, Apolinário, que era conhecido por "Seu Paulino", consequentemente esta forma de tratamento informal passou para seu filho, que desde então se tornou popularmente conhecido como Manuel Paulino.
Manuel Paulino, era casado com Dona Maria das Neves Teixeira (Dona Nevinha), hoje residente em João Pessoa - PB, cujo enlace resultou em 11 filhos, sendo eles: Maria das Graças Teixeira (primogênita), José Teixeira Sobrinho (Dedé Paulino), Maria Dalva Teixeira, Maria Eunice Teixeira, Maria Lúcia Teixeira, Jamilson Martins Teixeira (Nem), Joacil Martins Teixeira, Maria de Fátima Teixeira, Maria de Lurdes Teixeira (Dinha), Maria Dilza Teixeira e o filho caçula Edmilson Martins Teixeira. 

Mané Paulino ao lado de seus pais Seu Apolinário e Dona Joana, além de um cunhado 
e sobrinho pequeno, em abril de 1977. Fonte: Acervo fotográfico de Nem Teixeira.

Homem de temperamento calmo, Manuel Paulino era cativo leitor das revistas Cruzeiro, fatos e Fotos  e Manchete, além de ser torcedor do Botafogo Futebol Clube do Rio de Janeiro, seu clube de coração. Residiu grande parte de sua vida na casa nº 4 da Praça Feliciano Soares, vizinho a Igrejinha de Santo Antonio.

Mané Paulino com esposa e filhos, na sua "cadeira favorita", em abril de 1977.
 Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
A bondade e a simpatia certamente eram suas características mais marcantes de Manuel Martins Teixeira, pois geralmente são com estas palavras que a maioria das pessoas que o conheceram o descrevem, pois estas qualidades são próprias das pessoas que viveram em prol da coletividade e do bem ao próximo, não foi por isso a toa ter sido padrinho de tantas e tantas pessoas, justamente pelo afeto que recebia de volta das pessoas que o conheciam, onde independente de qual família pertenceu, ou da sua classe social, era notadamente um homem digno.

Manuel Paulino e filhos junto de seu carro, um Corcel 2 em março de 1980.
Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Manuel Paulino, Doma Nevinha e filhos, em março de 1980.
Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Mané Paulino e afilhados na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Araruna, 
década de 1980. Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Visita de Manuel Paulino a Brasília, década de 1980.
Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Manuel Paulino, com seu filho caçula Edmilson, junto do casal Demócrito Moreira (Seu Moca) 
e Dona Maura  Targino.  Década de 1970. Fonte:Acervo fotográfico de Dedé Paulino. 
Mané Paulino candidato a vice prefeito nas eleições de 1988 em Araruna, junto do 
então locutor "Zezinho do Cinema", da então candidata a prefeita Wilma Maranhão
 e a jovem Olenka Maranhão. Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Manuel Paulino em ato de assinatura de posse de mandato,  além da professora Gilvaneide 
Clementino. Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Residencia do senhor Manuel Paulino, casa n§ 4 da Praça Feliciano Soares do Nascimento.
 Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
O saudoso Mané Paulino faleceu aos 27 de julho de 2002, com 80 anos de idade, após conviver 13 anos vítima de trombose, que o deixou por anos em cima de uma cadeira de rodas. Deixando aos seus descendentes, amigos e admiradores um exemplo impecável de conduta, digna de ser recordada.

Seu Manuel Paulino ja bastante debilitado, junto de seu filho Jamilson (Nem ) e da neta Nicolly, inicio dos anos 2000. Fonte:Acervo fotográfico de Nem Teixeira. 
Manuel Martins Teixeira, o inesquecível Mané Paulino.

Agradecimento aos filhos de Manuel Paulino: Jamilson Teixeira Martins (Nem) por disponibilizar acervo fotográfico e José Teixeira Sobrinho (Dedé Paulino) pela informações que transmitiu.
Por Wellington Rafael

 

Esclarecimentos da Reitoria da UEPB aos alunos de Odontologia do Campus VIII Araruna 

Mediante as manifestações externadas pelos bacharelandos do curso de Odontologia do Campus VIII UEPB Araruna, em ato de justa manifestação e protesto, na cobrança de melhorias em seus laboratórios e clínicas, chegando a entrar em greve, conseguiram através da repercussão destes atos chamarem a atenção por esta nobre causa, repercutida em diversos blog, e portais de notícias de Araruna e em âmbito estadual, atentarem os olhares da  Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que em nota recém enviada, manifesta esclarecimentos aos mesmos sobre sua postura para sanar  as dificuldades apresentadas e vivenciadas pelos alunos deste curso, que apenas buscam dignamente o direito de poder cursarem e se capacitarem como bons profissionais.

                               

Reforço minha solidariedade com os discentes do curso de Odontologia, e de forma democrática abro espaço para a Reitoria da UEPB fazer seus esclarecimentos a respeito do assunto, como canal de contato e entendimento de ambos, sobre suas posições.
Segue a Nota:
UEPB esclarece sobre processo de aquisição de equipamentos para Curso de Odontologia do Campus VIII
Qua, 12 de Setembro de 2012 15:41
  
A Administração Superior da Universidade Estadual da Paraíba esclarece que o processo de aquisição dos equipamentos para o Curso de Odontologia do Campus VIII, localizado no município de Araruna, encontra-se em plena tramitação, seguindo os passos determinados pela Lei nº 8.666/93 – Lei de Licitações. O referido processo, alheio à vontade da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Comissão Permanente de Licitação da UEPB, passou por alguns transtornos que lhe interromperam a execução em tempo hábil, como programado. Neste sentido, cumpre ressaltar que:
  
O Pregão Eletrônico nº 098/2011, realizado em 11.05.2012, resultou fracassado, conforme faz prova a publicação do DOE de 23.05.2012, pag. 15.
Ato contínuo, após a emissão de parecer da Procuradoria Jurídica da UEPB, pugnando pela compra direta, em virtude do fracasso verificado no PE nº 098/2011, a PROAD envidou todos os esforços no sentido de cotar preços para instrumentalizar o processo de dispensa de licitação, encontrando sérias dificuldades (empresas que não respondiam ao pedido de pesquisa de preços ou que não se propunham à instalação; preços não compatíveis, etc.), o que, só agora foi possível concretizar, com a contratação da Empresa CHICAGO PENEUMATIC BRASIL LTDA, CGC N° 51.609.568/0001-45, com sede a Rua São Paulo, 147, Alphaville Industrial e Empresarial, Barueri – SP – CEP: 06465-130, com entrega prevista para o dia 20 de setembro.

A PROAD, no desempenho de sua obrigação, cumpriu todas as etapas necessárias à elucidação do problema surgido após o Pregão Eletrônico nº 098/2011 ter sido declarado fracassado, de acordo com o que preconiza a legislação – mesmo lamentando o decurso de prazo ocorrido para adquirir os equipamentos, imprescindíveis às atividades do Curso de Odontologia, faz-se necessário esclarecer que, à Administração Pública, não é permitido ultrapassar o limite imposto pela lei, nem burlar as determinações legais, mesmo que a aquisição em pauta apresente-se urgente e indispensável.

A Administração Central da UEPB, logo que tomou conhecimento do movimento grevista dos estudantes, convidou o coordenador do Curso de Odontologia e o diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) a comparecerem a Reitoria, juntamente com representantes do Departamento de Odontologia do Campus de Campina Grande, para formatarem uma proposta alternativa que pudesse garantir as aulas práticas dos alunos do 5º período que precisavam de aulas práticas em clínica. Foi proposta a vinda dos alunos do 5º período para Campina Grande, garantindo hospedagem, alimentação e todas as aulas práticas em uma clínica disponibilizada pelo Departamento de Odontologia. Para os alunos do 4º período, foi proposto o transporte de ida e volta de Araruna para Campina Grande, para viabilizar a aula prática em pré-clínica, que acontece uma vez por semana.
Assim, nesse período seriam tomadas todas as providencias para a conclusão da instalação da Clínica no Campus de Araruna. Em Assembleia, ficou definida uma comissão de estudantes para ter acesso a toda documentação do processo de licitação e instalação da clínica.
Sendo assim, a Administração Superior da UEPB convida a todos os alunos do Curso de Odontologia do Campus VIII a uma reflexão e ao retorno das atividades para que os prejuízos não se acumulem.
Campina Grande, 12 de setembro de 2012.
Aldo Bezerra Maciel
Vice-reitor, em exercício na Reitoria


A prática do Jiu-jitsu em Araruna


Mediante a busca por uma melhor qualidade de vida sabemos que a aquisição de conhecimentos faz diferença no mundo em que vivemos, mas devemos ressaltar também que a pratica esportiva se torna essencial nesta busca, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade básica e fundamental vital do ser humano, seja para crianças, adolescentes, adultos ou idosos, através da prática esportiva expressamos sentimentos, crenças, valores e nosso modo de sentir e perceber o mundo. As modalidades de esportes existentes são das mais variadas, sejam de esportes coletivos ou individuais, notadamente todos auxiliam na formação da conceituação básica da cidadania, aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos. 

Desta maneira, procuro destacar, um grupo praticante de esportes no município de Araruna, que com muita determinação está fazendo a diferença na vida de muitos jovens desta cidade, me refiro particularmente ao Grupo PitBull de Jiu-jitsu, organizado pelo mestre e incentivador Jailson Pinheiro, praticante deste esporte, e sobretudo um vencedor nos tatames e fora deles, que trabalha com uma equipe de jovens que praticam o Jiu-jitsu, e de forma eficaz e competitiva, concorrem em diversos torneios, nos mais diversificados lugares, em busca de títulos e principalmente enraizando diversos valores, que influenciam certamente suas vidas, seja na consequente melhoria nas suas condições físicas e de saúde ou em outros valores.
Equipe PitBull
Este trabalho do Grupo PitBull merece destaque, tendo em vista a deficiência e a ausência de atenção dos poderes públicos, sejam em âmbito municipal, estadual e federal, em dar suporte as práticas esportivas, e ações como as deste grupo, contribuem para formação de jovens mais competentes e capazes de se adequarem ao mundo que a eles é apresentando diariamente, pois com a aquisição de valores e a luta por alcançar seus objetivos, se tornam pessoas mais preparadas para também concorrerem nas mais variadas competições que a convivência social os impõe.
Podemos citar brevemente que o Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, que utiliza-se golpes com técnica de alavancas, torções e pressões contra o adversário, sua criação remonta a época dos antigos samurais, que quando acabavam uma batalha sem suas espadas ou lanças, necessitavam de um método de defesa, usando seu corpo como arma. Uma das qualidades destes esportes de combate, certamente é o aprendizado e respeito mutuo entre os adversários, seja durante as mais variadas situações, como em casos de vitória ou derrota, demonstrando claramente a influencia e os valores positivos como influencia em seus praticantes.
O grande idealizador deste projeto o senhor Jailson Pinheiro, é colecionador de uma série de títulos ao longo de sua trajetória, onde podemos destacar os seguintes: Campeão Norte Nordeste, Campeão e Vice-Campeão Paraibano, Campeão Potiguar, Campeão Open e Acari - RN, também campeão em Campina Grande - PB, Currais Novos - RN, 2º lugar em Picuí - PB e Campeão Interno da Gfteam. Em quase todos os torneios que Jailson Pinheiro participou seus alunos estavam também presentes, competindo, e seguindo seu exemplo de vitória, conseguindo estarem presentes em diversos pódios, seja em 1º, 2º ou 3º colocados, ou participando com afinco das competições.

Este exemplo da pratica do esporte vivenciada por Jailson Pinheiro e por estes jovens deve ser destacada, onde o próprio filho de Jailson , Douglas Pinheiro (17 anos) cresceu tendo o esporte como alicerce em sua formação assim como seu irmão Jaimilson (3 anos), estas ações merecem destaque, afinal de contas estão representando nossa cidade, e onde eles vão levam consigo o nome Araruna e do estado da Paraíba, e merecem além de nosso respeito uma atenção maior dos órgãos públicos, para que  as variadas formas de esporte façam parte da convicencia diária do cidadão, e não apenas como um exemplo isolado, a ser ilustrado, como este da Equipe PitBull. Diante de tudo que foi exposto, só nos resta parabenizarmos esta iniciativa e que este projeto cada vez mais se desenvolva contribuindo com a vida de cada vez mais pessoas em nossa cidade em nosso estado. 
Jailson Pinheiro em ação
Jailson durante combate
Rapazes expondo suas medalhas conquistadas
O pequeno Jaimison com seu pai Jailson Pinheiro
Jailson Pinheiro e Pedro Neto
Os Guerreiros da Equipe PitBull
Aos que se interessem em participar dos treinamentos, não apenas para competições em torneios, mas por lazer este é o endereço da Equipe Pitbull: Avenida Semeão Leal, S/Nº, Centro, Araruna - PB.
Minhas Congratulações e Saudações aos Esportistas de  Araruna.
Wellington Rafael

 

 

Blogueiro Wellington Rafael fala sobre greve dos alunos de Odontologia em Araruna

Em busca de melhorias no curso de bacharelado em Odontologia do Campus VIII, da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Araruna, alunos decretaram greve por tempo indeterminado, causando surpresa nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2012, foi um gesto inusitado de se ver, onde  alunos deste curso estão demonstrando sua insatisfação com os rumos que o curso está tomando, este ato determinado foi idealizado pelas turmas de Quarto e Quinto períodos, onde procuram incentivar também aos demais alunos deste curso, em manifesto de adesão ao movimento.

Esta atitude de se entrar em greve, deve ser entendida, através da alegada e explicita falta de estrutura dos mesmos no campus, onde reiteram a cobrança na melhoria de suas clínicas e laboratórios, é certamente uma cobrança justa, diante o esforço dos mesmos em se tornarem bons profissionais, e as exigências que a própria sociedade irá impor aos mesmos, quanto futuros profissionais, que deverão estar plenamente habilitados a executar suas funções.

Diante desta situação, cabe a direção do campus, e a coordenação do curso de Odontologia, se manifestarem também a respeito, para conjuntamente exigir uma postura da  Reitoria da UEPB, para que seja sanado este problema, embora seja lamentável observar que se chegue a este ponto, já que é uma obrigação da universidade, redentora de parcela de recursos advindo dos cofres públicos, sustentados pelo povo paraibano, que o mínimo de estrutura seja concedida, creio que a desculpa de ser um campus novo já não sirva mais, afinal estamos caminhando para os 24 meses de universidade desde sua criação e instalação.

Mediante o aparente descompromisso da Universidade com seu aluno, me solidarizo com os discentes do curso de Odontologia, e me manifesto em favor de suas reivindicações.


Breve análise dos postulantes a vaga de prefeito nas eleições 2012 município de Araruna – PB


Acontecem no dia 07 de outubro de 2012 as eleições municipais em todos os municípios do Brasil, para os cargos de prefeito e vereador.

Visando traçar o perfil de cada candidato a Prefeito do nosso Município, apresentamos neste espaço uma breve relação com as características dos candidatos a prefeito do município de Araruna nas eleições de 2012.

CANDITATOS A PREFEITO (A) DE ARARUNA ELEIÇÕES 2012

Wilma Targino Maranhão PMDB – Coligação Confiança do Povo (PRB / PMDB / PSC / PR / PRTB / PMN) – Vice: Iran Pontes do Nascimento.

Candidata a reeleição, 69 anos de idade, viúva, advogada e herdeira política do pai Benjamim Maranhão (Seu Beja), busca seu 4º mandato como prefeita de Araruna, tendo sido eleita nos pleitos de 1976, 1988 e 2008, derrotando Agenor Targino, Raul Câmara e Vital Costa. É mãe do deputado federal Benjamin Maranhão e da deputada estadual Olenka Maranhão, além de irmã do ex-governador da Paraíba José Maranhão, tem a seu favor a tradição do PMDB em Araruna, e ter realizado uma gestão voltada em investimentos de infraestrutura no município e diversas ações no âmbito do social, conhecida como “A mãe da Pobreza”, Wilma sempre destaca que a juventude das idéias é jovem na essência de cada individuo por excelência, independente da idade, em contrapartida, possui como pontos negativos o comando por parte do seu partido no município por 36 anos consecutivos, desde sua épica vitória em 1976, pelo antigo MDB, apresentando assim, um natural desgaste, onde os reflexos das realizações das gestões seguidas do PMDB deverão ser comparados a quantidade de tempo de seu grupo no poder, além do suposto favoritismo que muitas vezes é prejudicial a campanhas políticas, também é conhecida por sua personalidade e opiniões fortes, onde as mesmas podem pesar de forma positiva ou negativa de acordo com a circunstância. 

Vital da Costa Araujo PTB – Coligação A Força da União (DEM / PSDB / PT / PPS / PP / PTB / PV) – Vice: Marcelo de Moraes Cordeiro.

Candidato a prefeito pela 4ª vez seguida no município de Araruna, 48 anos de idade, casado, advogado, maior líder oposicionista de Araruna após seu tio Raul Câmara, foi o vereador mais votado no município em 1996, é irmão do atual vereador e candidato a reeleição Flávio da Costa Araujo, tendo sido derrotado ao cargo de prefeito em 2000 por Benjamin Maranhão, 2004 por Availdo Azevedo e 2008 por Wilma Maranhão, é notadamente um homem determinado e persistente, diante sempre se manter firme em sua postura de concorrer ao cargo de prefeito contra o tradicional clã Maranhão em Araruna, foi candidato a deputado estadual embora sem sucesso nas eleições de 2006 e 2010, tendo assumido em 2008 por alguns dias cadeira na Assembléia Legislativa da Paraíba como suplente. Apresenta como característica favorável sua determinação de buscar sempre a vitória e acreditar nos êxitos de seus objetivos e obstáculos a superar, e de nunca ter sido gestor para questionamento de administração, apresenta como pontos negativos seu desgaste como representante do atual governo estadual ausente de ações em Araruna, e o próprio descrédito do eleitorado quanto suas chances de vencer, diante de seu histórico eleitoral desfavorável, onde credita a Wilma Maranhão o papel de grande algoz de seus insucessos eleitorais, além de aparentemente ver sua liderança política de oposição ameaçada pelo ex – prefeito de Araruna, Availdo Azevedo do PSB.

Availdo Luís de Alcântara Azevedo PSB – Coligação A Força do Povo (PDT / PSD / PSL / PSB) – Vice: Luis da Silva Martiniano.

Ex - prefeito do município de Araruna pelo PMDB, possui 47 anos de idade, é casado, zootecnista, e ex - locutor da Rádio Serrana de Araruna, foi eleito prefeito no ano de 2004, pelo PMDB, derrotando Vital Costa, cedeu seu direito a se candidatar a reeleição a prefeito nas eleições de 2008 a Wilma Maranhão, cujo qual tratava como “professora” na vida pública, embora muitos questionem que não teria forças para enfrentar Vital Costa novamente naquele pleito, e por isso teria desistido da disputa, além de alegar diversas vezes ”não ser político”. Após as eleições de 2010, desligou-se do seu antigo partido PMDB, e filiou-se ao PSB, partido do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, surgiu como candidato da chamada 3ª Força, é tido por alguns como candidato de protesto, para outros o da verdadeira mudança, considerado um sujeito pacifico e calmo é o candidato com menos espólio eleitoral a perder neste pleito, onde busca alcançar espaço, almejando a conquista da prefeitura, ou a tomada da liderança da oposição, seu desgaste como gestor no município sem grandes realizações lhe é ponto desfavorável, além de ter tido contas de 2 anos dos 4 do seu mandato rejeitadas, pelo Tribunal de Contas de Estado (TCE), embora já ter vencido Vital Costa em uma eleição questionável lhe é propicio.


Araruna - 136 anos de história, lutas e vitórias


Araruna completa hoje 136 anos de sua emancipação política, data esta que se comemora mais um ano, que se junta ao somatório de páginas que formam a rica história deste município, que é sem sombra de dúvidas dos mais importantes do Agreste Paraibano, e de onde se pode ter orgulho de viver, morar e conhecer, para poder então refletir a cerca de seu passado e caminhar em passos firmes, para um bom futuro. Parte desta rica história é conhecida, através das pesquisas e dos resultados decorrentes de fatos marcantes em nossa história, já outras são esquecidas ou deixadas de lado, talvez por maldade, talvez pelo próprio desconhecimento de uma identidade apagada. Deve ser ressaltada que mesmo antes da emancipação do município, Araruna já existia, pois a famosa Serra de Araruna como lugar geográfico despertava esta sensação de pertencimento e de territorialidade.

Partindo deste principio de territorialidade, deve-se começar falando dos nossos
 primeiros habitantes que foram os índios, onde se supões serem os índios Janduís e os Caracarás, que ocupavam trechos entre os rios Curimatáu e Trairi, de onde durante suas passagens deixaram muitos vestígios, dentre eles destacam-se as inscrições rupestres encontradas na Pedra do Letreiro, no Parque Estadual da Pedra da Boca, neste município. A própria denominação do município “Araruna” advém do idioma indígena (tupi) “A’rara una”, significando “Arara Negra”, decorrente do fato de existirem naquela época, muitas dessas araras (Anadorhynchus hyacinthinus) (Lath.), que embora do significado do nome, distinguem-se pela plumagem azul escuro, que vistas à distância pareciam negras. Sabe-se que o território onde se encontram os atuais municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Tacima, Riachão, Damião, além de muitos lotes de terra na região do brejo paraibano pertenciam ao Barão de Araruna, Estevão José da Rocha, mesmo antes do advento da povoação, onde as mesmas eram conhecidas e classificadas apenas pelo topônimo da Serra da Araruna.
Brasão do município de Araruna - PB 

Visão panorâmica de Araruna. Fonte: Ivan Filmagens.


A fundação do povoado de Araruna se deu por meados de 1845, onde destacamos a atual igrejinha de Santo Antônio (Antiga Matriz)  construída pela população local devido a uma necessidade social, pois desde 1830, um padre vinha de Bananeiras prestar serviços religiosos  em torno da qual surgem as primeiras casas. A historiografia  ararunense geralmente atribui a construção da igrejinha ao senhor Feliciano Soares do Nascimento, que teria construído a igreja para cumprir uma promessa, porém, deve se levar em conta que o Sr Feliciano, de forma alguma construiu a capela sozinho, nem tão pouco foi o único morador desta época, se esquece, que o mesmo contou certamente com ajuda de possíveis vaqueiros e trabalhadores rurais em geral, que foram muito corajosos de migrarem de suas antigas habitações para se instalar nesta localidade, e assim ajudarem a formar as raízes da população ararunense.

Durante este período esta população que em Araruna se encontrava, era quase que totalmente desassistida de serviços essenciais como educação e saúde, decorrente do fato do próprio isolamento da serra de altitude elevada e de não existirem estradas aquela época e da própria distancia da então vila á sede do município de Bananeiras-PB, da qual pertencia, atendendo a reivindicações e apelos de décadas, Flávio Clementino da Silva Freire, Vice-Presidente da Província da Parahyba do Norte, aos 4 de julho de 1854, cria com a lei nº 25 a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra de Araruna, passo importante para sua emancipação posterior que viria aos 10de julho de 1876 sancionada pelo Presidente da Província da Parahyba do Norte o senhor Barão de Mamanguape através da  Lei nº 616.

Aspecto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Fonte:
 http://pastorais.paroquiadeararunapb.com/

Neblina na Avenida Epitácio Pessoa em Araruna, durante o mês de junho de 2010.
Fonte: autor desconhecido
Á partir daí o município de Araruna conseguiu se firmar e trilhar diversas conquistas em sua história, através de vários eventos que a tornaram cada vez mais forte e reconhecida na microrregião do Curimataú e redondezas potiguares, fortalecendo sua economia como um todo, pois se tinha um espaço mais adequado que suportasse a demanda do nosso comercio, onde Araruna se destacava como maior produtora de feijão do estado da Paraíba. Araruna possuía enfim um aspecto urbano que se desenhava e se consolidava cada vez mais, e se firmou principalmente em 1908 com a construção de seu primeiro Mercado Público (atual Centro Cultural) desativado em 1967, com a construção de um Novo Mercado. Durante o século XX é interessante se destacar desmembramentos de distritos provenientes de Araruna, dois em 1959: Cacimba de Dentro e Tacima; e Riachão  em 1994.

Campus VIII da UEPB Araruna. Fonte: Sec. do campus VIII.
Mais recentemente pode-se considerar como novo evento desenvolvimentista e transformador da paisagem urbana de nosso município a construção e instalação do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba no ano de 2010, onde mais que uma construção de pedra e melhoria de renda e fortalecimento da economia da cidade, pode se considerar o maior presente a nosso município e região onde muitas vezes o pequeno agricultor, uma dona de casa, uma artesã, ou pessoas inseridas em classes sociais menos privilegiadas, não dispunham de condições necessárias para estudarem ou inserir seus filhos no mundo acadêmico, acabando sempre na maioria das vezes a margem dos benefícios que o conhecimento adquirido em grau superior possa acarretar, a mudança da mentalidade deste povo é com certeza o maior presente que a UEPB dará a Araruna.

Pedra da Boca, Fonte: Domínio virtual público

Araruna é certamente um dos municípios mais conhecidos no estado da Paraíba, seja pela fama de seu clima frio e ameno, que se distingui do quadro geral desta região se tornando uma ilha de clima ameno em pleno semi-árido, pois está inserida numa altitude de cerca de 590 metros acima do nível do mar, seja pelas suas belas paisagens geográficas, tais como as belas serras da Araruna e da Confusão, e do Parque estadual da Pedra da Boca, por nossos tradicionais eventos como o consagrado São João na SerraFestival de Inverno e Festa da padroeira de Nossa Senhora da Conceição


São João na Serra, junho de 2011. Fonte: http//:ararunapb.com.br


Araruna se destaca também através de seus filhos ilustres, que sobressaíram em cenário estadual e alguns até nacional, como os poetas Antonio Joaquim Pereira da Siva (membro da Academia Brasileira de Letras) e Peryllo D’Oliveira (membro da Academia Paraibana de Letras), José Targino (ex-secretário de Agricultura e ex-governador da Paraíba em 1950), José Targino Maranhão (ex-senador e governador do estado da Paraíba por três mandatos), Almir Carneiro da Fonseca (desembargador), Rogério Fialho Moreira (desembargador), Humberto Fonseca de Lucena (bioquímico e pesquisador), Olenka Targino Maranhão (deputada estadual), Benjamin Gomes Maranhão Neto (deputado federal) e nossa atual prefeita a Srª Wilma Targino Maranhão (ex-presidente do CENDAC-PB e prefeita por três mandatos deste município).

Porém, Araruna ao longo de seus 136 anos de história pode ter certeza do bom sentimento de seus habitantes, sobretudo a população mais carente, que sempre de forma brava e às vezes inconsciente, ajudando ao longo destes mais de 136 anos, de luta e  garra, e que mesmo oprimida diante de sistemas socialmente injustos e impostos sempre acreditaram em sua capacidade e sempre caminharam com passos de esperança, mesmo expostos as crueldades e ganâncias dos nossos coronéis de outrora, tornando nosso município mais rico e mais bonito a cada dia, do qual foi descrito modestamente neste nosso trabalho, diante da tamanha riqueza de conteúdos do universo Araruna.  

Enfim minhas felicitações, a esta cidade que é a princesa do Curimataú paraibano, através de versos simples de um ararunense já finado, mais que nos fala com amor e orgulho de ser de Araruna.

"Você canta sua terra,
Também vou cantar a minha,
Que fica no topo da serra,
E tem porte de Rainha!”. (velho Borges)

PARABÉNS ARARUNA PELOS SEUS 136 ANOS DE HISTÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS!


Referências:

LUCENA, Humberto Fonsêca de. Velho Mercado de Araruna e seus Arredores. João Pessoa, Empório dos livros. 1996.
SILVA, Wellington Rafael da. Desenvolvimento urbano e regional da/na Cidade de Araruna - PB.Guarabira - PB, UEPB, 2010.
SILVA, Wellington Rafael da. Análise das transformações do espaço urbano na cidade de Araruna - PB, da Fundação do povoado a 1967. Guarabira - PB, UEPB, 2012.


Homenagem ao poeta Ronaldo Cunha Lima


Ronaldo Cunha Lima (1982).
 Fonte: g1.globo.com

A Paraíba perdeu hoje (07/07/2012) vitimado por um câncer de pulmão, um de seus maiores baluartes da história pública deste estado, tendo durante sua trajetória política exercido diversos cargos, vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e governador, além de ser um dos grandes nome da poesia paraibana. Ronaldo José da Cunha Lima, nasceu aos 18 de março de 1936, em Guarabira - PB, tendo passado grande parte de sua infância no sítio "Cacimba do Gado", zona rural do município de Araruna, de onde seu pai Demóstenes da Cunha Lima foi prefeito.

Ronaldo o criador do "Maior São do Mundo" em Campina Grande - PB.
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br
Ronaldo porém, perdeu seu pai muito cedo, e cedo também demonstrou talento na composição de poesias onde "Conversando com meu pai" foi uma das mais bonitas, relembrando o amor e carinho que possuía por seu genitor, Ronaldo junto de sua mãe Dona Nenzinha Cunha Lima e irmãos, foram para Campina Grande, de onde avida do mesmo mudou completamente, talvez guiado pela predestinação, ou simplesmente por ser um lutador da vida, Ronaldo desde jovem mostrou que tinha talento com a comunicação, e uma veia política forte, estudou no Colégio Pio X e no Colégio Estadual da Prata, se formou com muito sacrifício em Ciencias Jurídicas pela UFPB, trabalhou de jornaleiro, garçom, e posteriormente na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária Federal do Nordeste e em um cartório. Casou-se com Dona Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima, com quem teve quatro filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.

O jovem Ronaldo discursando na campanha 1959.
Fonte: lenildoferreira.com.br
Ronaldo empossando seu filho e sucessor Cássio Cunha Lima em 1989
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br
Ronaldo discursando no senado (1994).
Fonte: g1.globo.com.br
José Maranhão e Ronaldo Cunha Lima em 2001.
Fonte: g1.globo.com
Antonio Mariz, Marcel da Prata e Ronaldo Cunha Lima em 1994.
Fonte:  http://zabeleverdade.blogspot.com.br
Governador José Maranhão entregando medalha "Antonio Mariz"
 ao Senador Ronaldo Cunha Lima (1998). 
Fonte: blogdovictor.clickpb.com.br

Presidente Lula com a camisa do Treze F.C ao lado de Ronaldo e Cássio Cunha Lima (2003).
Fonte:  http://www.trezegalo.xpg.com.br
          
                           Ronaldo na posse de seu filho Cássio Cunha Lima como governador da Paraíba (01/01/2003).
Fonte:   g1.globo.com
A atuação política de Ronaldo inicia quando ele ainda era estudante, tendo sido Vice-presidente do Centro Estudantil Campinense, foi vereador de Campina Grande, e eleito prefeito no ano de 1968, foi cassado pela Ditadura Militar em 1969, passando a atuar como advogado em São Paulo e Rio de Janeiro, retornou após a anistia em 1982, sendo reconduzido a prefeitura de Campina Grande, onde teve como maiores feitos a construção do Parque do Povo, idealizado por Enivaldo Ribeiro seu antecessor, e a criação do "Maior São João do Mundo". Foi eleito governador da Paraíba em 1990, Senador da República em 1994, Deputado Federal em 2002 e encerrado a carreira política em 2006,  reeleito como deputado federal.

Ronaldo Cunha Lima foi um grande estudioso da obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos, habilidoso no traquejo com as palavras não apenas na política, escreveu diversos livros como: 50 canções de amor e um poema de espera (1955), Breves e leves poemas (2005), Sal no rosto (2006), Poemas de sala e quarto (1992), só para ilustrar algumas de suas obras.

Ronaldo Cunha Lima e Tarcisio Burity década de 1990.
Fonte:  http://paraibahoje.wordpress.com
Diante desta brilhante trajetória, situo como a única mancha no  passado de Ronaldo Cunha Lima a tentativa de homicídio ao também ex-governador Tarcisio de Miranda Burity, enquanto ainda Ronaldo estava na titularidade do cargo de governador da Paraíba, alegando defesa da honra de sua família, disparou três tiros contra seu adversário em um restaurante em João Pessoa, no caso que ficou conhecido como "Gulliver".

Ronaldo Cunha Lima.
Fonte:  clickconexao.blogspot.com 
Ronaldo e Cássio Cunha Lima Fonte:  blogdotiaolucena.com.br 
A trajetória de Ronaldo Cunha Lima, externa trabalho, busca por objetivos, e vitórias alcançadas com esforço e dedicação, onde o poeta passou de jornaleiro a vendedor, de garçom a senador, passou por quase todos os cargos que se pode disputar, não tendo sido somente Presidente da República. A Paraíba sofreu certamente uma grande perda, uma lacuna irreparável, fiquemos com o exemplo de vida de batalha por suas metas de vida e sonhos, e com as palavras de seu filho e herdeiro político o Senador Cássio Cunha Lima, que com muita lastimação anunciou que perdemos o grande poeta Ronaldo Cunha Lima: "O poeta, após uma vida digna, descansou".

Ronaldo candidato a deputado estadual
Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br 

Ronaldo candidato a prefeito de Campina Grande em 1982. Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br




Ronaldo Cunha Lima candidato a Governador da Paraíba em 1990. Fonte:  http://cgretalhos.blogspot.com.br




Distante a poucos quilômetros da sede da cidade de Araruna, a Fazenda Maquiné é um tesouro de riqueza histórica do município, pouco conhecido pelas novas gerações de ararunenses. A Fazenda se encontra onde havia antes um engenho de mesmo nome “Engenho Maquiné”, que pertencia ao famoso Targino Pereira da Costa (coronel Gino), patriarca da família Targino, falecido aos 30 de agosto de 1887 e irmão mais novo do famoso Major Pedro Targino da Costa, que juntos  dominavam a política local por muitas décadas.
A Maquiné representa um belo conjunto arquitetônico composto pela casa-grande, capela, armazém, senzala e casa dos moradores, sendo a capela a edificação mais antiga da fazenda, herdada pela viúva de Targino Pereira da Costa, Dona Jesuína Paula d’Assumpção, tendo seu filho Francisco Targino da Costa, que se ordenara padre o gesto da construção da capela em 1897, que tem como santos padroeiros Nossa Senhora do Bom Socorro e São Francisco de Assis.

O Antigo Maquiné era o local das reuniões dos famosos barões de Araruna, que eram a classe mais abastada da cidade, a chamada “nata” da sociedade ararunense a época. Contam os mais antigos que na fazenda existia escravidão, e que ainda hoje se pode achar no interior da casa-grande, instrumentos de tortura dos escravos. Além das histórias de assombrações que circundam o local nos até os dias atuais, de onde se falam que existiria por perto nos  arredores da fazenda um antigo cemitério, e que as almas dos mortos assombram a fazenda.

Embora em mal estado de conservação a capela da fazenda ainda é a mais bela das capelinhas do município, seja por seu charme, pelas suas características neoclássicas, refletido no seu estilo barroco rural, como nos seus arcos ogivais do neogótico, além de um frontão triangular.
Infelizmente a antiga Fazenda Maquiné carece de um plano de políticas públicas, voltadas à preservação do patrimônio histórico de Araruna, como um possível tombamento e reforma das edificações, que serviria de ação para a implantação de mais uma ramificação e atração turística para o município, ao invés disso, temos como visitantes apenas marimbondos e morcegos que infestam o local. 

Atualmente a fazenda está em nome de propriedade pertencente ao Sr. Durval Falcão, esposo da Srª Maud Targino Falcão, bisneta de Targino Pereira da Costa, que embora das várias décadas de desuso ainda se apresentam em um estado até bem vistoso, e um estado de conservação surpreendente, que torçamos que dure muito, até que se tomem iniciativas que salvem este patrimônio do município, que onde há muitas reminiscências que ainda permanecem vivas, voando ao vento e ao relento de Araruna.








3 comentários:

Anônimo disse...

Bonita reportagem,Wellington.O Sr. Manuel Paulino merece esse necrológio.Mas para ser justo,imparcial com a Historiografia Ararunense é preciso resgatar nomes memoráveis pela trajetória politica limpa ,interação com a população pobre,serviços prestados e vida familiar exemplar,como Prefeito Benjamim Maranhão(Seu Beja),Dona Celeste Tôrres,Vereador Antõnio Lucas de Araújo,Prefeito Agenor Targino,vereador e médico José Moura,Vereador Alfredo Delfino,Vereador e poeta José Adalberto Targino Araújo,medico Aécio Araújo de Morais,médico Antônio Fiálho Moreira,Prefeito Mentor Fonseca.

Anônimo disse...

SENHORES HISTORIADORES:É PRECISO SER JUSTO,DESAPAIXONADO,APOLÍTICO,IMPARCIAL E HONESTO COM A VERDADE REAL DOS FATOS.O HISTORIADOR VERDADEIRO DE QUALQUER CIDADE DESTACA COMO FILHOS ILUSTRES OS MAIS INTELECTUALIZADOS E COM DESTAQUE LITERÁRIO E NÃO APENAS OS RICOS,OS POLÍTICOS,POR PURA BAJULAÇÃO OU INCOMPETÊNCIA.O CARGO DE DESEMBARGADOR E DE DEPUTADO NÃO SIGNIFICA QUASE NADA SE O SEU OCUPANTE NÃO TIVER DEMONSTRADO ALGUMA EXCEPCIONALIDADE CULTURAL,LITERÁRIA,ACADÊMICA OU MESMO DESTAQUE PELA SUA ORIGEM POBRE OU TER LOGRADO ÊXITO COMO 1 LUGAR NO CONCURSO OU PROJETOS INOVADORES.
QUALQUER RICO BRASILEIRO-MESMO BANDIDO-COMPRA O MANDATO DE DEPUTADO OU SENADOR(EXEMPLOS RENAN CALHEIROS,EDUARDO CUNHA,PAULO MALUF,ETC,ETC).
PARA SER DESEMBARGADOR MEDÍOCRE BASTA PASSAR SOFRIVELMENTE EM UM CONCURSO DE JUIZ E AGUARDAR DORMINDO IMPRODUTIVAMENTE POR PROMOÇÕES,QUE MESMO APAGADO E INCOMPETENTE CHEGA AO CARGO DE DESEMBARGADOR POR ANTIGUIDADE OU POR APADRINHAMENTO POLITICO.ADEMAIS SÃO IGUAIS,SEM HIERARQUIA,O DESEMBARGADOR OU JUIZ DE DIREITO,O PROMOTOR DE JUSTIÇA,O PROCURADOR DO ESTADO,O DEFENSOR,O JURISTA, O PROFESSOR DE DIREITO.OS PARLAMENTARES,COMO VEREADOR,DEPUTADO E SENADOR ,SÃO IGUAIS EM DIGNIDADE CONSTITUCIONAL E DELEGAÇÃO REPRESENTATIVA.
O CARGO NÃO FAZ O BOM CIDADÃO,O EXEMPLAR SERVIDOR,O BRILHANTE HOMEM PÚBLICO,O LITERATO,O CULTOR DAS LETRAS,O ESCRITOR, O POETA,O VERDADEIRO E LEGITIMO FILHO ILUSTRE DE UMA CIDADE.
OUTRA VERDADE:SER FILHO ILUSTRE PORQUE HERDOU DO PAPAI É MUITO FÁCIL E CÔMODO;DIFÍCIL E RARÍSSIMO É SE TORNAR UM FILHO ILUSTRE PELO SANGUE E SUOR,PELOS ESTUDOS PROFUNDOS,PELA ERUDIÇÃO,CULTURA,PROJEÇÃO EM QUALQUER LUGAR OU PAIS, PELA CAPACIDADE INTELECTUAL E MORAL,CONCURSOS PÚBLICOS BEM COLOCADOS,RECONHECIMENTO ACADÊMICO,ETC.
COM ESSAS QUALIDADES(ORIGEM HUMILDE E INTELECTUALIDADE),ALÉM DOS INCOMPARÁVEIS PEREIRA DA SILVA,PERILLO DE OLIVEIRA,UBIRAJARA TARGINO BÔTTO,PEDRO TARGINO TEIXEIRA,MANUEL PAULINO DA LUZ,JOSÉ ADALBERTO TARGINO E HUMBERTO CABRAL DE LUCENA,QUANTOS FILHOS ILUSTRES ARARUNA TEM???...

Anônimo disse...

Para mim,que me considero uma cidadã e professora consciente e independente de partidos políticos,só existem vivos 2(dois) FILHOS ILUSTRES DE ARARUNA:o escritor e bioquímico Humberto Cabral de Lucena e o professor,poeta e Procurador do Estado Dr. José Adalberto Targino Araújo.O primeiro é destaque em todo Estado da PB e o segundo è importante em dois Estados ,que são o RN e PB.
Os restantes exercem ou exerceram cargos públicos,mas não têm nenhum destaque literário ou espontânea admiração.E muitos que se dizem filhos de Araruna não são.Perilo nasceu em Cacimba de Dentro e outros citados nasceram em João Pessoa.
Por fim,do ponto de vista exclusivamente político,temos o senador José Targino Maranhão,um homem nascido em berço de ouro,de muita sorte e idoneidade.Os demais ficam na mediocridade e falsa ascenção na politicagem miúda.
Cadê os memorialistas imparciais para escreverem a VERDADEIRA HISTóRIA DE ARARUNA,sem bajulação ou medo da verdade.