MP constata irregularidades no Samu de Esperança

O Ministério Público da Paraíba constatou irregularidades na base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do município de Esperança. CURTIU o Araruna Online no Facebook ?

Os problemas foram averiguados durante fiscalização realizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa dos Direitos da Saúde e equipes dos Conselhos Regionais de Farmácia, de Enfermagem, e de Medicina, no último dia 11, em atendimento à solicitação da promotora de Justiça de Esperança, Paula Camila Silva Amorim.

Segundo a coordenadora do Caop da Saúde, promotora Adriana Amorim, foi verificada grave situação, uma vez que a ambulância de suporte avançado encontrava-se sem médico plantonista. "Isto não é aceitável, em razão da natureza da ambulância, cuja presença de tal profissional é obrigatória", explicou a promotora.
Na ocasião, estavam presentes a coordenadora da unidade do Samu, bem como as equipes das duas viaturas, sendo uma unidade de suporte avançado e uma de suporte básico. A coordenadora do Samu de Esperança informou que a escala mensal está com um déficit de três profissionais médicos.

"Como justificativas, diga-se, inconcebíveis, a coordenação informou que a instabilidade política do município, que possivelmente terá novas eleições, acarretou numa insegurança dos profissionais, que pediram o desligamento. Alegou-se, ainda, que essa é a primeira oportunidade que o Samu de Esperança fica sem médicos na ambulância de suporte avançado", disse a coordenadora do Caop.

Também foi verificada a escala dos enfermeiros, com a cautela de assegurar a presença dos mesmos nos dois tipos de viatura. Após inspeções, os órgãos fiscalizadores comprometeram-se a encaminhar os relatórios ao Caop Saúde, que ficará incumbido de repassá-los à Promotoria para as medidas que forem necessárias.

Ascom

Nenhum comentário: