Araruna contra o mosquito da Dengue



A Prefeitura Municipal de Araruna através da secretaria Municipal de Saúde, intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10 de abril de 2008, uma caminhada de mobilização que envolveu profissionais de saúde, estudantes e professores da rede municipal, estadual e particular de ensino, Presidente do Poder Legislativo de Araruna, Vereador Antonio de Ligia e moradores da cidade.

O movimento de sensibilização teve início na avenida Cel. Pedro Targino, passou pela rua João Pessoa, Av. Cel. Antonio Pessoa, Av. Semeão Leal, Praça João Pessoa e teve seu encerramento no Centro de Saúde.

O evento teve a participação efetiva dos alunos das escolas de rede Municipal, Estadual e Particular de ensino, com a exposição de cartazes – elaborados pelos próprios alunos das escolas participantes - com frases de recomendações para evitar a doença.

Os agentes de saúde que também estiveram envolvidos no ato público, entregaram durante o percurso panfletos educativos informando os cuidados que todos devem ter para evitar o mosquito transmissor da dengue.
O município de Araruna está fora da zona de epidemia por desenvolver constantemente ações de conscientização da população e, principalmente, pela vigilância constante dos profissionais de saúde envolvidos no combate a dengue.

“A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito, que precisa de água limpa e acumulada para poder colocar seus ovos”, orienta o Secretário Municipal de Saúde de Araruna, Mário Dantas.
O secretário Mário Dantas ressaltou que manifestações envolvendo jovens têm grande importância. "As crianças e os adolescentes são muito prestativos”, afirma.
Saiba como se proteger da dengue
Lixo
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc. Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
Plantas e Jardins
Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana. Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
Caixas d'água, calhas e lajes
Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
Tonéis e depósitos de água
Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água. Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água. Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

Nenhum comentário: