Atividades marcam 1ª Semana da Saúde Mental em Araruna

A Secretaria Municipal de Saúde de Araruna, promoveu de 08 a 10 de outubro, a 1ª Semana de Saúde Mental. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, 3% da população geral sofre com transtornos mentais severos e persistentes, 6% apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas, 12% necessita de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual e 2,3% do orçamento anual do SUS são destinados à Saúde Mental.
No dia 08 na sede do CAPS, os usuários participaram de um evento denominado “Dia da Higiene”, a Drª Ana Paula Solano de Macedo, Coordenadora do CAPS de Araruna, ministrou uma palestra sobre o Tema: “Higiene Pessoal”. Os usuários do programa ainda tiveram acesso ao corte de cabelo, tomaram banho e fizeram as unhas. Cada participante recebeu da Secretaria de Saúde um kit contendo: sabonetes, desodorantes, creme dental e escova de dente.

No dia 09 a Secretaria de Saúde promoveu um dia diferente para os que integram a família do CAPS de Araruna. “Passeio Doce na Pedra da Boca”, dentre outras atividades desenvolvidas no Parque Estadual da Pedra da Boca, ou usuários participaram de uma caminhada, a secretaria também fez a distribuição de lanches e sacolinhas com vários tipos de guloseimas.
O encerramento da 1ª semana de Saúde Mental em Araruna aconteceu ontem 10, quando todos comemoraram o Dia Mundial de Saúde Mental.
Sob o Tema: Excluir Não, Incluir Sim, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma Caminhada Terapêutica pelas principais ruas de Araruna com os usuários do CAPS, também participaram da caminhada, o Prefeito Availdo Azevedo, Secretário de Saúde Mário Dantas, Vereadores, Secretários Municipais, Profissionais da área de saúde, Populares e a Banda Fanfarra da Escola Municipal João Alves Torres. Na chegada à sede do CAPS, os participantes puderam saborear um delicioso café da manhã.
Ao comentar sobre o evento, o Prefeito Availdo Azevedo disse que a sua alegria era redobrada, pois além de ter a certeza dos resultados positivos do trabalho executado no CAPS, via também, no semblante de cada um, a necessidade de se rever preconceitos, costumes os quais muito maculavam o ser humano.
Os usuários recebem atenção especial com acompanhamento psicológico, terapias e um cuidado diferenciado para que eles se incluam socialmente. “Incluí-los na sociedade, aprimorando seus conhecimentos para que estejam mais preparados para o mundo é uma de nossas propostas” destacou Availdo Azevedo, Prefeito Municipal.
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, Drª Ana Paula Solano de Macedo, comemora a evolução dos pacientes de acordo com a capacidade de cada um. Segundo ela, uma das intenções é diminuir as internações na área psiquiátrica e introduzi-lo a uma rotina normal. “É necessário que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos”, finalizou emocionada.
O Secretário de Saúde de Araruna, Drº José Mário Dantas, disse que o CAPS vem trabalhando para desmistificar o preconceito predominante na sociedade com relação aos portadores de doenças mentais e psicossociais. No início do ano de 2005, com a nova gestão, iniciamos uma série de trabalhos direcionados ao foco da saúde mental e psicossocial em nosso Município. O primeiro passo foi garantir a contratação efetiva e eficaz de um profissional psicólogo e um psiquiatra para que os pacientes (usuários) tivessem a garantia da continuidade do tratamento, o que é de suma importância para um resultado satisfatório. Tudo isso culminou com a aprovação do Centro de Atenção Psicossocial de Araruna o que hoje vem dando exemplo de inclusão social a todos.
Fonte: Redação

Nenhum comentário: