UAB é Araruna com ensino superior de qualidade

Prefeito Availdo Azevedo, Deputada Estadual Olenka e Drª Wilma Maranhão

Laboratório de Informática da Universidade Aberta de Araruna


Prédio da UAB


Araruna ganhou oficialmente nesta segunda-feira, dia 01/10/2007, o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Uma opção de ensino superior à distância, gratuito, em parceria com o Ministério da Educação.
A Universidade Aberta do Brasil é um projeto nacional criado pelo Ministério da Educação, em 2005, para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. O sistema é formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros. A UAB resulta da adesão voluntária de 55 universidades federais, além do conjunto de centros federais de educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial para educação à distância, que são criados e mantidos pelos municípios e estados.

Para participar do projeto, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, elaborou um amplo projeto e conquistou o pólo da UAB, o único da região.
O empenho da Prefeitura em preparar o Pólo de Araruna é reconhecido, inclusive, pelos parceiros do projeto, como é caso da representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora Ana Cristina. Durante a instalação do Pólo de Araruna, Ana Cristina disse que o Município está entrando num ponto histórico com relação a sua educação. A Profesora disse ainda que a UFPB está a inteira disposição de Araruna e a parceria iniciada neste ano será de grandes realizações para todos. A UFPB trará ao Pólo de Araruna os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Letras Espanhol e Letras – Português.

“A UAB em Araruna não foi um passo de mágica e sim o resultado de uma árdua luta travada desde 2005, muitos foram os obstáculos, porém maior foi à obstinação e a vontade de Araruna em sediar o ensino superior” Assim se expressou o Prefeito Availdo Azevedo na tarde de ontem (01/10), quando do ato inaugural do pólo local da Universidade Aberta do Brasil – UAB, que é uma parceria do Ministério da Educação com a Prefeitura de Araruna e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A inauguração aconteceu no prédio anexo a Secretaria de Educação do Município, e contou com as presenças do Prefeito Availdo Azevedo, Deputada estadual Olenka Maranhão, Ex-Prefeita Wilma Maranhão, Vereadores Antonio Fernandes Bezerra, Antonio Teixeira Neto, Luis da Silva Martiniano, Luiz Azevedo do Nascimento e Maria Ivaneide, além da secretária de Educação, Maria Helena Toscano de Brito, Coordenadora da UAB Araruna, Professora Lúcia Toscano, Professora Ana Cristina representando a UFPB, Socorro Trindade, representante da Undime, gerentes do Banco do Brasil e Sebrae, professores, alunos e população. Availdo lembrou as dificuldades do município e as portas que encontrou fechadas no Estado, mas destacou a luta e a história de Araruna, como terra de filhos ilustres que não se dobra a força e a prepotência e não se intimida e nem foge a luta. Mostrou os investimentos em educação e a parceria Prefeitura e Governo federal na execução de projetos importantes na área de educação. Para participar do projeto, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, elaborou um amplo projeto e conquistou o pólo da UAB, o único da região. A universidade irá se apropriar de todos os recursos e ferramentas do ambiente web, explorando as potencialidades do meio digital. Ele explica que os estudantes também terão aula presencial, com dinâmica de grupo, além dos cursos de extensão.

Lúcia Toscano, coordenadora do pólo em Araruna, disse que a procura por vagas no vestibular demonstrou a necessidade da região e qualificou o ensino a distância como uma forma revolucionária de educação. “Metade das vagas foi destinada a professores do município, o que mostra o compromisso da gestão austeridade e solidariedade no contexto educacional de araruna” destacou a coordenadora. A secretária Lena Toscano falou para os alunos da UAB e lembrou a conquista de todos os ararunenses com o ensino de terceiro grau, para ela o sonho se transforma em realidade. Ela explicou que a Prefeitura fez opção, pelos cursos de licenciatura em letras, pedagogia e matemática como forma de atender a carência de professores qualificados em Araruna e na região.

O vestibular da UAB foi realizado no mês de julho deste ano e aprovou 100 alunos para o pólo de Araruna. As aulas acontecerão virtualmente, tendo atividades e contatos pessoais periodicamente. Para a perfeita sintonia a Prefeitura de Araruna instalou um laboratório com 32 computadores, além de uma biblioteca. Para auxiliar os alunos, foram contratados também 05 tutores, professores que auxiliarão os alunos diariamente, de acordo com suas necessidades.
A Deputada Estadual Olenka Maranhão, lembra que a utilização estratégica da educação a distância já ocorre em vários países como Reino Unido, Cuba, Espanha, China, Turquia e, no Brasil, a Universidade Aberta inaugura alternativa de expansão do ensino superior com padrões de qualidade, como forma de combate ao histórico quadro de desigualdade de acesso à educação superior no País. “Estamos dentro de um novo processo educacional, trazendo educação superior e gratuita para a nossa gente, ofertando cursos que não tinham na cidade”, explica Olenka.

O empenho da Prefeitura em preparar o Pólo de Araruna é reconhecido, inclusive, pelos parceiros do projeto, como é caso da representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora Ana Cristina. Durante a instalação do Pólo de Araruna, Ana Cristina disse que o Município está entrando num ponto histórico com relação a sua educação. A Profesora disse ainda que a UFPB está a inteira disposição de Araruna e a parceria iniciada neste ano será de grandes realizações para todos.

Fonte: Redação

Nenhum comentário: