CAPS de Araruna realiza a 1ª “Reconciliação Matrimonial” de um casal de usários

O Centro de Atenção Psicossocial de Araruna realizou no último dia 03 de outubro, o Enlace Matrimonial de Francisco Rocha e Ana Maria. Estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Saúde do Município, Drº José Mário Dantas, a Coordenadora do CAPS – Dr.ª Ana Paula Solano de Macedo, a Equipe Multiprofissional, médicos, enfermeiros, dentistas, amigos e familiares, o casal ANA MARIA E FRANCISCO ROCHA, usuários dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial de Araruna, receberam as bênçãos de reconciliação matrimonial do Pastor Erildo Honório da Igreja Evangélica Assembléia de Deus e da Promotora de Justiça da Comarca de Araruna, Drª Ana Maria Pordeus Gadelha Braga.

A cerimônia aconteceu nas instalações do CAPS, no dia 03 de outubro de 2007, às 17:30h. Foi promovido para o casal tudo que há em um casamento: flores, tapete vermelho, padrinhos, convidados, presentes, bolo, celebração, etc. Falando ao ararunapb.com, o Secretário Municipal de Saúde, Professor José Mário Dantas, fez questão de enfatizar que o Centro de Atenção Psicossocial de Araruna (CAPS) vem desenvolvendo um trabalho singular na recuperação da auto-estima e, sobretudo, da valorização daqueles que procuram os serviços desse Centro.

Explicou que a Equipe Multiprofissional foi recentemente ampliada, com a contratação de uma Enfermeira de Nível Superior, um Técnico de Enfermagem e pessoal de nível médio para oficinas.“Os resultados obtidos com a melhoria da capacidade de produção intelectual e física de nossa demanda (pacientes) caracteriza o impacto social gerado pelo CAPS em nosso Município”, segundo o Secretário.

O CAPS vem trabalhando para desmistificar o preconceito predominante na sociedade com relação aos portadores de doenças mentais e psicossociais. No início do ano de 2005, com a nova gestão, iniciamos uma série de trabalhos direcionados ao foco da saúde mental e psicossocial em nosso Município. O primeiro passo foi garantir a contratação efetiva e eficaz de um profissional psicólogo e um psiquiatra para que os pacientes (usuários) tivessem a garantia da continuidade do tratamento, o que é de suma importância para um resultado satisfatório. Tudo isso culminou com a aprovação do Centro de Atenção Psicossocial de Araruna o que hoje vem dando exemplo de inclusão social a todos.

Partindo do princípio conceitual da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não pode ser considerada apenas como um estado de ausência de doenças, mas sim e, prioritariamente, SAÚDE É O ESTADO PLENO DE BEM-ESTAR SOCIAL, MENTAL E PSICOSSOCIAL. Essa é a filosofia de trabalho da Saúde de Araruna: CUIDAR POR DENTRO E POR FORA. Palavras do Secretário José Mário Dantas.

Fonte: Redação

Um comentário:

Caps I Cirandas disse...

olá, visitem nosso blog
estamos divulgando o trabalho realizado em nosso Caps e será um prazer compartilharmos nossas informações...
abraços,